Resenha ~ Livro “Âmbar” de Lucas Dallas

Âmbar foi uma ótima surpresa no cenário literário nacional! Lançado em 2015 de forma independente pelo autor Lucas Dallas, tanto como físico quanto em e-book, o livro trata-se de um romance, que começa de forma despretensiosa e então se revela um enredo arraigado de mistérios, suspense e um toque de sobrenatural.

Acompanhe essa resenha a respeito deste fantástico livro!

Âmbar

 

O que acontece quando uma pessoa cética e racional esbarra em um caso inexplicável?

Milo é um clínico geral decadente, que vive dia após dia numa rotina sem fim, totalmente sem vaidade, expectativas ou ambições. Seu dia-a-dia se resume a assistir pacientes e assinar receitas médicas, até que acaba atendendo Anna, uma jovem cantora que faz de todos os seus dias uma aventura. Algo está prestes a mudar a vida de Milo radicalmente e abalar as estruturas de seu raciocínio. Anna pode ser a peça chave do que está por vir… Coincidência ou milagre? Real ou surreal? Em que Milo deve acreditar?

[Prefácio de Sameerah Sy ~ Autora de “Ela é o Meu Pecado ~ Proteja-me”]

Editora: Independente | Edição: 1ª Edição/ 2015 | Formato: 14,8 x 21 cm | Número de Páginas: 212.

Perfil Wattpad | Livro Físico: PerSe ou Clube de Autores | E-book: Amazon.


Em Âmbar acompanhamos Milo, um clínico geral que trabalha em um hospital na Vila Mariana, em São Paulo. Mergulhado na rotina do dia-a-dia, o médico se vê farto daquela realidade, porém ele não consegue se libertar das próprias amarras para buscar aquilo que realmente deseja! Acompanhamos seus pensamentos e dúvidas e de forma natural me vi rindo e questionando as mesmas coisas. Existe, em nosso mundo imperfeito, uma verdade absoluta? O que acontece conosco é mero acaso? Probabilidades matemáticas? Há um destino previamente definido ou tudo se resume a um amontoado de acontecimentos, que cria um efeito dominó?

Essas são algumas perguntas de Milo em Âmbar e, querendo ou não, nós – leitores – já fizemos esses mesmos questionamentos pelo menos uma vez na vida. Isso faz com que o leitor se identifique de imediato com Milo, que mostra que também tem dúvidas quanto a suas crenças, receios e principalmente medos. Medo do desconhecido, do novo, de tentar seguir o coração e lutar pelo que realmente se quer.

Lucas Dallas consegue nos envolver com seus personagens e sua história de maneira simples, com uma escrita fluida e ao mesmo tempo cheia de significados nas entrelinhas.

Âmbar – Uma Narrativa Cativante

Mergulhados em uma narrativa divertida e despretensiosa, acompanhamos com interesse o desenrolar da vida de Milo no hospital e também fora dele, onde conhecemos Danilo, seu irmão gêmeo. Totalmente diferente de Camilo, ele é bem-sucedido, casado e com uma vida profissional e pessoal perfeitas! Por amor ao irmão, ele tenta fazer Milo “seguir o mesmo caminho” sem levar em conta o que este realmente quer. Isso sempre é motivo de discussão entre os dois, mas na verdade é possível perceber que nem Milo sabe o que realmente quer… Ele compreende que está insatisfeito com a vida que leva, mas não tem ideia de como sair disso e para onde ir.

É em meio a esse dilema, que conhecemos a divertida Anna, que aparece no consultório de Milo com um cotonete enfiado no ouvido. Ela é uma personagem extremamente cativante e tem um estilo de vida que diverge por completo do protagonista. Ao contrário dele, Anna se mostra livre e segue os desejos de seu coração. É fácil entender porque Milo se encanta por ela, embora no começo nem mesmo ele perceba isso e o fato de terem pensamentos iguais a respeito da vida e da morte só os aproxima mais!

Milo sabe que o que impede as pessoas – e ele mesmo – de fazer o que quer, jogar tudo para o alto e começar uma nova vida é o medo, mas principalmente, a covardia. No entanto, Anna o faz vibrar com as novas possibilidades, com seu sonho de ser tão livre quanto ela e com isso ele vai, aos poucos, rompendo sua casca e se libertando.

O relacionamento deles em Âmbar se desenvolve entre cenas hilárias e outras românticas, mas ainda assim Anna é um total mistério para Milo. Ela nunca fala do passado e parece esconder algo que o deixa curioso – e a nós também. Mas todo aquele clima perfeito vai por água abaixo quando Anna é apresentada para Danilo e sua esposa. Aqui é a parte onde vemos como o Milo é humano e não um personagem bilateral… E eu tive vontade de socá-lo por toda a sua imperfeição. ò.ó

Neste ponto Âmbar dá uma guinada de 180° e nos surpreende ao se enveredar por um caminho mais misterioso, com uma pegada de terror, por assim dizer. Por conhecer o autor, foi fácil pra mim notar toda a influência de Stephen King em sua obra e como ele migra de forma natural e suave de um romance divertido para uma história cercada pelo sobrenatural. As descrições das cenas são completamente envolventes e é possível visualizar cada detalhe com perfeição! Viajamos com Milo de modo há nunca prever o que realmente vai acontecer com os personagens e isso é muito legal, em especial porque com as informações dadas, cada leitor pode ter uma interpretação do que realmente ocorreu na história.

Eu queria ler mais sobre Milo e Anna, e espero que o autor venha nos brindar com algum conto que envolva esses personagens. Foi muito gratificante trabalhar com a diagramação e a capa desse livro, mas antes mesmo disso eu já tinha sido capturada pela riqueza de detalhes e essência única de Âmbar! Compre o livro ou o e-book, pois esta é uma história que vale a pena ter em sua biblioteca.


Nota: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 


 

Você já leu Âmbar? Se sim, compartilhe comigo o que achou nos comentários! :3

One thought on “Resenha ~ Livro “Âmbar” de Lucas Dallas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *